segunda-feira, 31 de agosto de 2015

3 dicas de como estudar para concursos pelo JusBrasil. Google é passado! Saiba o motivo

É muito comum quando a gente começa a estudar para concursos, não achar as respostas do que precisa rapidamente nos livr... Link 

Fonte: Jus Brasil                                            

Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo a ela os créditos pelo mesmo.

PIXULECO - Por Álvaro Alves de Faria


Fonte: Blog do Poeta Álvaro Alves de Faria
Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo a ela os créditos pelo mesmo.


Ontem eu pensei em ir conhecer o Pixuleco na Avenida Paulista, mas minha bicicleta quebrou, não deu para sair de casa. Então eu ainda não conheci de perto o Pixuleco, aquele boneco inflável com a imagem do digníssimo senhor ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vestido de presidiário com o número 13-171. Eu quero ver o Pixuleco de perto. Soube depois que houve muita briga na Paulista, por causa do Pixuleco. (Pixuleco é como o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Netto, se referia à propina que ele ia recolher da Petrobras para levar ao PT). 

Então o nome Pixuleco coube certinho no boneco inflável de Lula. Nessa manifestação contra o governo e a corrupção, ocorreu uma coisa inusitada. O senhor ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, decidiu passear na avenida Paulista, bem no domingo, dia da manifestação. Caminhou com um amigo pela calçada da avenida Paulista, dando um passeio dominical, com uma blusa Polo verde-musgo, calça jeans e tênis. O ministro, uma espécie de menino de recados do governo, caminhava tranquilamente com seus óculos escuros, mas foi reconhecido por manifestantes. Foi xingado e insultado. A bem da verdade, o ministro da Justiça não foi ríspido com ninguém. Ouviu tudo e tentou falar o que lhe foi possível. As pessoas não querem mais saber se é ministro ou não. As pessoas estão cansadas e vão cobrar mesmo. O ministro da Justiça continuou caminhando sem discutir com ninguém. Pelo contrário: ouviu tudo. 

A seguir, entrou na Livraria Cultura, que teve de fechar as portas. Depois o ministro disse que “tem-se que respeitar o povo”. Disse mais: “A intolerância é incompatível com a democracia”. Referindo-se a alguns manifestantes que acusavam o governo, o ministro afirmou: “É democrático vocês se manifestarem, mas xingamentos ultrapassam o limite democrático”. Um dia antes, no sábado, o digníssimo ex-presidente Lula disse que será candidato em 2018. E disse isso como uma espécie de ameaça. Como se ele fosse ainda o mesmo que foi há alguns anos, no que diz respeito a voto e prestígio popular. Afirmou que “tem ficado quieto no seu canto”, mas que decidiu que de agora em diante vai passar a falar de novo, vai dar entrevistas, vai “incomodar”. 

Textualmente, disse o seguinte: “Um ex-presidente tem de aprender a ser um ex-presidente, não pode ficar dando palpite”. O ex-presidente devia estar brincando. Se existe alguém no país que é “ex” e não se porta como “ex” é ele, porque se mete em tudo, como se o país fosse dele, como se fosse ele o presidente da República. O senhor ex-presidente assinalou ainda: “Existe um certo ódio emocional, uma irracionalidade emocional no país”. Para ele, esse fato “faz com que se estabeleça uma divisão nacional”. Não diga, senhor ex-presidente! Verdade? E quem plantou esse ódio e essa irracionalidade a que o senhor se refere? Quem?  

Disso tudo eu me lembro de minha mãe, que se foi não faz muito tempo, com 96 anos de idade. Ela sempre me disse a vida inteira: “Filho, a gente colhe aquilo que planta”. Ela tinha razão.

Os deputados sob investigação no Supremo




Veja a lista completa e atualizada dos deputados federais que respondem a ações penais e a inquéritos criminais no STF Leia mais

Fonte: Congresso em Foco                                               

Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo a ela os créditos pelo mesmo.

Por um novo movimento global de trabalhadores


Sindicatos perderam força; mas trabalho assalariado cresceu e ganhou ainda mais importância. Grande desafio é reconstruir – e reinventar – uma cultura de lutas. 

Link

Fonte: Outraspalavras.net

Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo a ela os créditos pelo mesmo.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Escrituração Contábil Fiscal (ECF) - Prazo de Entrega

Fonte: Cenofisco

Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo a ela os créditos pelo mesmo.

A ECF é uma nova obrigação imposta às pessoas jurídicas estabelecidas no Brasil, na qual o sujeito passivo deverá informar todas as operações que influenciem a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Nos termos do art. 1º da InstruçãoNormativa RFB nº 1.422/13, a partir do ano-calendário de 2014, todas as pessoas jurídicas, inclusive as equiparadas, deverão apresentar a Escrituração Contábil Fiscal (ECF) de forma centralizada pela matriz.
É exigência dessa norma que, no caso de pessoas jurídicas que foram sócias ostensivas de Sociedades em Conta de Participação (SCP), a ECF deverá ser transmitida separadamente, para cada SCP, além da transmissão da ECF da sócia ostensiva.

Conforme a nova redação dada ao art. 3º da InstruçãoNormativa RFB nº 1.422/13 pela Instrução Normativa nº 1.524/14, a ECF será transmitida anualmente ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) até o último dia útil do mês de setembro do ano seguinte ao ano-calendário a que se refira. Portanto, o prazo para entrega da ECF será encerrado às 23h59min59s, horário de Brasília, do dia fixado para entrega da escrituração (30/09/2015 - quarta-feira), observado que:

a) a ECF deverá ser assinada digitalmente mediante utilização de certificado digital válido;
b) nos casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, a ECF deverá ser entregue pelas pessoas jurídicas extintas, cindidas, fusionadas, incorporadas e incorporadoras, até o último dia útil do mês subsequente ao do evento;
c) a obrigatoriedade de entrega da ECF não se aplica à incorporadora, nos casos em que as pessoas jurídicas, incorporadora e incorporada, estejam sob o mesmo controle societário desde o ano-calendário anterior ao do evento;
d) nos casos de extinção, cisão parcial, cisão total, fusão ou incorporação, ocorridos de janeiro a agosto do ano-calendário, o prazo de entrega será até o último dia útil do mês de setembro do referido ano, mesmo prazo da ECF para situações normais relativas ao ano-calendário anterior.

Idec encontra Ministro para posicionar-se contra desregulação de reajustes de planos individuais

Para o Instituto tal medida fragiliza ainda mais os direitos do consumidor de planos de saúde. Idec irá requerer audiência com a Presidência da República sobre o tema.

Link

Fonte: Idec                                              

Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo a ela os créditos pelo mesmo.

Boletim Ambientebrasil - 25/08/2015




Ambientalista defende firmeza do Brasil na COP21 sobre redução do desmatamento 

A COP21 começa no dia 30 de novembro, em Paris, e os países participantes devem apresentar, até 1º de outubro, as propostas de redução de emissões de gases de efeito estufa. Link

Dieta rica em carboidratos foi chave para inteligência humana, diz estudo

Pesquisa sugere que desenvolvimento de nossa capacidade de obter açúcares de amidos sustentou acelerado crescimento do cérebro - e contradiz defensores da dieta das cavernas. - Link


Novo Google Sunroof mostra se vale a pena instalar painéis solares em casa

A nova ferramenta usa informações de satélite do Google Maps para calcular quantas horas de sol o teto da sua casa recebe por ano, quanto você irá economizar na conta de luz, também por ano, se instalar painéis solares no telhado, e em quanto tempo irá recuperar o investimento. Link


Socialista de iphone: Além da piada - Por João Cesar de Melo

Gargalhamos automaticamente sempre que vemos líderes e militantes socialistas se utilizando de produtos que simbolizam o capitalismo. Tentando transparecer maturidade ideológica, eles respondem ao nosso deboche dizendo que não são contra a produção desses produtos, mas sim a favor de que todas as pessoas tenham acesso a eles. Será mesmo? Tendo em mente os discursos […]

Fonte: Instituto Liberal

Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo a ela os créditos pelo mesmo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Focus - Relatório de Mercado de 21 de agosto de 2015.

1954: As lições do suicídio de Getúlio Vargas

Para historiador, a controversa trajetória de Getúlio Vargas, que culminou com seu suicídio, deixou interrogações sobre o “mar de lama” de seu governo. “A principal lição continua a mesma: a dívida social continua grande”, diz Daniel Medeiros Leia mais

Fonte: Congresso em Foco                                               
Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo a ela os créditos pelo mesmo

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

2GB Grátis no Dropbox: Leve fotos, documentos e vídeos para qualquer lugar





Clique Aqui e acesse o Dropbox.com, crie sua conta e leve seus arquivos para onde quiser



O Dropbox é um serviço com o qual você pode levar fotos,​ documentos e vídeos para qualquer lugar e compartilhar tudo de maneira muito fácil.​ Qualquer arquivo que você salvar no seu Dropbox será salvo automaticamente em todos os seus computadores,​ no seu celular ou tablet e até mesmo no site do Dropbox.​ Com o Dropbox,​ compartilhar arquivos com outras pessoas é superfácil. E, se um dia seu computador entrar em pane, você pode restaurar todos os seus arquivos pelo site do Dropbox com apenas alguns cliques.
  • Onde quer que você esteja. Coloque arquivos no Dropbox e acesse todos eles de seus computadores, celulares ou tablets. Edite documentos, adicione fotos automaticamente e mostre seus vídeos de qualquer lugar.
  • Compartilhamento seguro. Compartilhe fotos com amigos. Trabalhe com sua equipe como se todos estivessem usando um único computador. Por padrão, tudo é privado e você controla quem vê o quê.
  • Proteção e segurança. Mesmo se seu celular resolver dar um mergulho, seus arquivos estão sempre seguros no Dropbox e podem ser restaurados num piscar de olhos. O Dropbox protege seus arquivos com criptografia AES de 256 bits e verificação em dois passos.
  • Dropbox para Empresas. Milhões de pessoas usam o Dropbox para trabalhar. Com o Dropbox para Empresas, você conta com toda a potência e segurança do Dropbox, além de ferramentas de gestão robustas, atendimento exclusivo e todo o espaço de que precisar.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Booktubers estão provocando mudanças no mercado de livros



Canais do Youtube apresentados por jovens que realizam apresentações de livros, começam a ser reconhecidos pelo mercado editorial.  

Socialistas, comunistas e nazistas - por que a diferença de tratamento? - Por Walter Williams



Fonte: Instituto Ludwig von Mises
Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo à ela os créditos pelo mesmo.

Eis uma pergunta: por que os horrores do nazismo são tão bem conhecidos e amplamente condenados, mas não os horrores do socialismo e do comunismo?  Por que se ignora — ou ainda pior: por que se esconde — que as ideias socialistas e comunistas não apenas geraram uma carnificina muito maior, como ainda representaram o que houve de pior na história da humanidade?

Ao longo de décadas após a Segunda Guerra Mundial, pessoas têm caçado e punido os assassinos nazistas, que foram responsáveis pela chacina de cerca de 20 milhões de pessoas. Mas os atos inomináveis de Adolf Hitler empalidecem em comparação com os horrores cometidos pelos comunistas na antiga URSS, na República Popular da China e no Camboja, apenas para ficar entre os principais. 

Entre 1917 e 1987, Vladimir LêninJosef Stalin e seus sucessores assassinaram 62 milhões de pessoas do seu próprio povo.  O ponto de partida foi a Ucrânia. Normalmente é dito que o número de ucranianos mortos na fome de 1932-33 foi de cinco milhões.  De acordo com o historiador Robert Conquest, se acrescentarmos outras catástrofes ocorridas com camponeses entre 1930 e 1937, incluindo-se aí um enorme número de deportações de supostos "kulaks", o grande total é elevado para entorpecentes 14,5 milhões de mortes

Já entre 1949 e 1987, o comunismo da China, liderado por Mao Tsé-Tung e seus sucessores, assassinou ou de alguma maneira foi o responsável pela morte de 100 milhões ou mais.  
No Camboja, o Khmer Vermelho, comandado por Pol Pot, exterminou aproximadamente 3 milhões de cambojanos, em uma população de 8 milhões.

leia mais... 

terça-feira, 11 de agosto de 2015

O Assassinato de Trotsky e a Lata de Lixo da História.

Com depoimentos atuais e imagens históricas, o Observatório da Imprensa recupera o assassinato de Trotsky da lata de lixo da história.





Uma introdução a Nietzsche, por Clóvis de Barros Filho





Aula introdutória de Nietzsche, por Clóvis de Barros Filho. Aqui, o professor da Escola Comunicação e Artes da USP desvenda os conceitos de "potência", "forças reativas", "forças ativas", "democracia", "igualdade" entre outros termos de significação na filosofia nietzschiana. 

Para entender mais sobre Nietzsche, veja nossa série de artigos sobre o autor alemão aqui: http://glurl.co/gfN

Acesse: https://colunastortas.wordpress.com/

Renan propõe agenda legislativa à equipe econômica do governo




Os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, foram até o Senado para discutir com Renan propostas legislativas para melhora da economia, crise política e eventual pedido de impeachment Leia mais


Fonte: Congresso em Foco                                               

Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo a ela os créditos pelo mesmo.

Grupos da Lava Jato negociam quase R$ 2 bi no Carf




Investigadas por esquema de corrupção na Petrobras, Camargo Corrêa, Odebrecht, Andrade Gutierrez e EIT Empresa Industrial tentam reverter dívidas fiscais com a União em órgão da Fazenda alvo da Operação Zelotes Leia mais

Fonte: Congresso em Foco                                                                                        
 Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo à ela os créditos pelo mesmo.

Ciência Política - Aula 02 - Formas de Estado, de Governo

ESTELIONATO HÍDRICO ELEITORAL: TCE culpa governo do Estado por crise hídrica em SP



Fonte: UOL
Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo à ela os créditos pelo mesmo.


Relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo afirma que a crise hídrica "é resultado da falta de planejamento das ações da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos" e que os alertas foram dados desde 2004. A pasta nega. De lá para cá, o Estado foi governado pelos tucanos Geraldo Alckmin, José Serra, Alberto Goldman e por Claudio Lembo (então no DEM, atualmente no PSD).
Segundo o relatório, elaborado pela diretoria que analisou as contas de Alckmin em 2014, aprovadas com ressalvas pelo TCE, "outras medidas poderiam ter sido tomadas anteriormente para que a crise não chegasse ao ponto em que se encontra atualmente, ou pelo menos para que seus efeitos fossem minimizados".
O TCE cita como exemplos a despoluição dos rios Tietê e Pinheiros, a recuperação da Billings, o combate "mais efetivo" às perdas de água, a exigência de medição individualizada nos prédios, maior proteção aos mananciais, exigência de reúso da água na indústria, comércio e condomínios, financiamento de cisternas, anulação dos contratos nos quais a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) dá tarifas vantajosas a grandes consumidores, além da construção de novos reservatórios.
O tribunal lista ainda diversos relatórios e planos elaborados pelo governo ou pelos comitês de bacias hidrográficas nos 11 anos, que traçam cenários críticos na oferta de água para a região, para afirmar que "não é de hoje que alguns atores envolvidos com a questão dos recursos hídricos alertam sobre o problema da escassez".
O relatório do TCE afirma que o governo Alckmin "deveria ter tomado também medidas efetivas para prevenção e defesa contra eventos hidrológicos extremos", como estiagens severas, e cobra "a estruturação de um plano de contingências específico para eventuais riscos de escassez hídrica".
Criado por Alckmin há seis meses, o Comitê de Crise Hídrica ainda não divulgou o plano de contingência, prometido pelo secretário de Recursos Hídricos, Benedito Braga, para abril. Agora, segundo a pasta, o plano está pronto e será divulgado na próxima reunião do grupo, ainda sem data para ocorrer. Em julho, Alckmin chamou o plano de "papelório inútil" porque ele não será usado.
Em nota, a secretaria afirma que "não se pode afirmar que houve falta de planejamento" porque "o próprio relatório cita o Plano da Macrometrópole, documento elaborado antes desta seca, que aponta soluções para garantir o abastecimento dos grandes centros urbanos paulistas até 2035".

Medidas

Segundo a pasta, "nenhum instituto ou especialista previu a severidade da seca que atingiu a Região Sudeste do país em 2014" e o governo "tomou uma série de medidas para minimizar os impactos desta seca histórica à população", como programa de bônus, obras emergenciais, uso do volume morto, interligação de sistemas, redução da pressão e fiscalização de captações irregulares.
Ainda segundo a pasta, a Sabesp fez investimentos bilionários para reduzir as perdas de água e a mancha de poluição do Rio Tietê recuou 160 quilômetros após investimento do governo. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

ITR - Programa para Preenchimento da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural do Exercício de 2015




Fonte: Cenofisco

A InstruçãoNormativa RFB nº 1.579/15 (DOU de 11/08/2015) aprova o programa multiplataforma para preenchimento da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural do exercício de 2015, para uso em computador que possua a máquina virtual Java (JVM), versão 1.6.0 ou superior, instalada.
Esse programa possui:
a) três versões com instaladores específicos, compatíveis com os sistemas operacionais Windows, Linux e Mac OS X;
b) uma versão com instalador de uso geral para todos os sistemas operacionais instalados em computadores que atendam à condição prevista no art. 1º da InstruçãoNormativa RFB nº 1.579/15; e
c) uma versão sem instalador para qualquer sistema operacional, destinada aos usuários ou administradores de sistemas que necessitam exercer maior controle sobre a instalação.
O programa para preenchimento da DITR exercício de 2015 estará disponível no site da Receita Federal do Brasil a partir do dia 17/08/2015, sendo sua reprodução livre.

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Bancos cobram até 14,24% ao mês no cheque especial


Fonte: Exame 

Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo a ela os créditos pelo mesmo.

Bancos têm cobrado juros de até 14,24% ao mês para clientes que utilizam o cheque especial, de acordo com pesquisa realizada pelo Procon-SP. A maior taxa é cobrada pelo Santander.
 
De sete instituições pesquisadas, quatro aumentaram as taxas do cheque especial no mês: Santander, Bradesco, Caixa e Itaú. Já o Banco do Brasil, HSBC e Safra mantiveram os juros cobrados no mês anterior.
 
O Santander aumentou as taxas da modalidade de 13,74% para 14,24% ao mês no período, um aumento de 0,50 ponto percentual. Já a Caixa elevou a taxa cobrada na linha de 9,99% para 10,35%, um acréscimo de 0,36 ponto percentual.
 
No Itaú, a taxa de cheque especial foi elevada de 11,29% para 11,63% ao mês, um aumento de 0,34 ponto percentual; enquanto o Bradesco alterou os juros na modalidade de 11,26% para 11,30% no mês, um acréscimo de 0,04 ponto percentual.
 
A taxa média cobrada pelos bancos na modalidade de crédito em agosto é de 11,67% ao mês, ou 275,87% ao ano. A taxa é superior à de julho, que foi de 11,49% ao mês.
 
Os dados se referem a taxas máximas pré-fixadas e a pesquisa levou em consideração taxas que estavam em vigor no dia 3 de agosto.
 
O Procon-SP recomenda que, antes de tomar empréstimos, o consumidor analise os custos das diversas linhas de crédito e avalie se terá condições de pagar a dívida.

Darcy Ribeiro e Rubem Alvez (Dabate sobre Utopia)

Celso Furtado: o historiador da economia brasileira

Documentários da Segunda Guerra - Terceiro Reich - A Queda


Conheça os indivíduos que fizeram parte de um dos regimes mais complexos e fascinantes da História recente. Desde a segunda metade do século XX, o Terceiro Reich foi estudado e dissecado. Agora, enquanto a geração que lutou na II Guerra Mundial se desvanece no tempo, a imagem de 40.000 soldados nazis uniformizados e a desfilarem em perfeita sincronização é tudo o que conhece a maioria de estado-unidenses sobre o governo totalitário mais destacado e perigoso da História. A Ascensão e Queda do Terceiro Reich descobre-nos episódios desconhecidos e detalhes deslumbrantes sobre quem constituiu o Partido Nacional-socialista e resgata valiosos arquivos que os nazis deixaram atrás de si, incluídas as gravações de noticiários mal vistas e material excepcional recuperado pelas tropas russas.


sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Ir além dos partidos, nas eleições 2016 - Por João Telésforo

E se for possível, como na Espanha apresentar projetos alternativos para as cidades, com base na experiência e lutas dos que querem transformá-las? 

Link


Fonte: Outraspalavras.net
Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo à ela os créditos pelo mesmo.

Para a máxima glória de Washington - Por Gar Alperovitz

Setenta anos após Hiroshima e Nagasaki, uma balanço: Japão já estava batido; bomba visou apenas afirmar supremacia global dos Estados Unidos.

Link


Fonte: Outraspalavras.net
Este texto foi retirado da fonte acima citada, cabendo à ela os créditos pelo mesmo.

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O mito Vincent van Gogh


Há 125 anos morria o pintor holandês, um desconhecido durante a sua vida e que hoje é considerado um dos maiores da história. Holanda, França e Bélgica celebram o seu legado.

Link