domingo, 23 de março de 2014

Cuidado! Produtos sem rótulo podem colocar em risco a vida do seu animal de estimação - Por Vilma Costa




Esta semana atendi um filhote de 3 meses que deu entrada em meu consultório apresentando convulsões. O proprietário relatou que o mesmo estava normal antes de aplicar um produto contra pulgas e carrapatos que ele adquiriu em um pet shop. Realizei o atendimento de emergência e solicitei que o proprietário fosse em casa buscar a embalagem do produto. Na embalagem, um frasco utilizado em amostras grátis de perfumes, havia apenas a informação de que havia fipronil, indicado para cães entre 15 e 30 kg válido até 2015. Nenhuma informação sobre o fabricante, efeitos colaterais, nada.

O filhote pesava 1,5 kg, mas o atendente, disse que não havia problema, bastava utilizar uma quantidade pequena e nada de ruim aconteceria. Por sorte, o animal sobreviveu, os donos estavam em casa e tiveram tempo para procurar atendimento adequado.
Há dois anos, um outro filhote, não teve a mesma sorte. Foi atendido no balcão de um pet shop, por uma pessoa desqualificada que aplicou ivermectina para tratar sarna que ele mesmo diagnosticou. Após aplicação o animal ficou cego e entrou em crise convulsiva, ficou internado três dias e faleceu.Os oportunistas se aproveitam de duas características das pessoas: falta de informação e achar que está levando alguma vantagem.

Algumas pessoas preferem este tipo de atendimento por entenderem que os médicos veterinários apenas querem seu dinheiro, quando na verdade, os práticos é que desejam apenas o dinheiro das pessoas. Nós, médicos veterinários, trabalhamos para manutenção e restabelecimento da saúde dos animais, mas precisamos sobreviver, por isso cobramos por nossas consultas. Pensar neste tipo de economia é expor seu animal ao risco de morte. Somente um médico veterinário tem condições e conhecimento para diagnosticar e tratar doenças. Realizo vários atendimentos de animais intoxicados por seus próprios donos, dentro de casa, devido ao uso de parasiticidas não indicados para raça ou para o peso, em muitos casos, os donos aplicam no corpo do animal, venenos que tem indicação apenas para uso ambiental, ou seja, apenas para passar no piso.

Nem todos sobrevivem, mas quem vendeu e ensinou a utilizar assim, encorajou o dono a aplicar em seu cão, sobrevive, raramente são denunciados e um dos motivos principais é a certeza que a pessoa lesada tem, de só ter passado por isso, por achar que iria levar uma vantagem, iria economizar dinheiro. Injeções anticoncepcionais, medicamentos abortivos, vacinas, muitos leigos estão negociando e aplicando estes produtos nos balcões dos pet shops indiscriminadamente, sem nenhuma fiscalização ou punição.

Os proprietários que, na grande maioria, são leigos, acreditam que estão promovendo o bem, descobrem que estam matando aos poucos ou expondo ao risco de morte, quando procuram um médico veterinário e recebem o diagnóstico de neoplasia mamária (tumor de mama), das cadelas que receberam injeções anticoncepcionais ao longo da vida; ao presenciarem parto prematuro ou nascimento de filhotes deformados ou natimortos, em cadelas que receberam aplicações de medicamentos abortivos pós cobertura (cruza); ao receberem o diagnóstico de virose, em animais que receberam vacinas contra estas viroses.


Fica o alerta! Procure sempre atendimento especializado, não confie a saúde do seu companheiro a uma pessoa sem qualificação e conhecimento técnico. Pague sim por este atendimento, valorize o profissional, ele é responsável pela saúde do seu animal tanto quanto você. 

sexta-feira, 21 de março de 2014

Merece um Click: Site NBW Nós Brigamos no War - Tema: Política (Podcast)



Acesse o Site


NBW é o podcast de três amigos que já não se encontram tanto quanto gostariam. Por isso, decidiram reservar uma hora por semana para gravar uma conversa com os assuntos e as músicas que certamente fariam parte do bate-papo de boteco deles.

terça-feira, 18 de março de 2014

1964: O golpe - DEBATE

Pergunta do dia: Nova Guerra Fria?




Pergunta do dia: Putin está "peitando" o ocidente com a questão territorial da Criméia. Quais as chances de uma reedição numa escala menor da Guerra Fria?

Mulher é arrastada por viatura da PM no Rio de Janeiro - ATÉ QUANDO BRASIL?????? Por Zé Paulo

"Aos familiares da Cláudia Silva Ferreira os meus sentimentos e um pedido de desculpa  por expor esta foto. Em países sérios eventos assim seriam intensamente debatidos, aqui ele ficará em evidência enquanto durar a audiência dos jornais sensacionalistas."   

Dona Dilma em seu twitter diz que o país está "chocado" com a morte da mulher que foi arrastada por um carro da PM no Rio de Janeiro.

Presidente, este Brasil não está chocado este pais está anestesiado.

São tantas cenas de violência e impunidade que já estamos acostumados.

Olha, não adianta lançar notinhas em rede social ou fazer média dizendo que o país está de luto.

Vamos atacar o problema de frente.  O que mais precisa acontecer, para este povo perceber que há algo de errado?

Agenda Política - 18 a 21 de Março de 2014


Terça-feira (18)
- Câmara dos Deputados tenta, mais uma vez, votar o Marco Civil da Internet.
- Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, participa de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, às 11h.
- Prefeitos de todo o País discutem em Brasília, em evento promovido pela Associação Brasileira de Municípios, projetos de saneamento, resíduos sólidos, programa Mais Médicos, entre outros temas.
- Sessão do Congresso Nacional para analisar vetos presidenciais.
- Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga o Coeficiente de Abertura Comercial, que revela o grau de integração da economia brasileira com a economia mundial.
- Reunião da base aliada na sala da Liderança do Governo, às 9h30.
- Sessão Solene, às 10h, fará homenagem aos heróis da luta contra a discriminação racial Abdias do Nascimento e Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar; e aos 130 anos da abolição da escravatura no Ceará. No Plenário Ulysses Guimarães da Câmara Federal.
- Secretaria da Mulher da Câmara promove, às 10h, no Auditório Nereu Ramos, a palestra “Mulheres e Cuidados Defensivos, o Krav Magá”.
- Núcleo de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados (EcoCâmara) realiza a Mesa-redonda: "Medidas alternativas para o uso da água", no plenário 7, às 10h.
- Visita técnica internacional de servidores do Parlamento Europeu à Câmara, no Salão Nobre, às 14h. O evento é promovido pelo Grupo Parlamentar Brasil-União Europeia.
- Comissão especial sobre aposentadoria por invalidez (PEC 170/12) realiza audiência pública com o ministro do Trabalho, Manoel Dias. Será no plenário 7, da Câmara Federal, às 14h30.
- Comissão especial que regulamenta o marketing multinível (PL 6.667/13) promove, às 14h30, audiência pública com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot; e com o defensor público-geral da União, Haman Tabosa de Moraes e Córdoba; entre outros convidados. Será no plenário 11, da Câmara Federal.
- Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público faz audiência pública sobre o aumento da tabela do SUS para os laboratórios de análises clínicas. Foram convidados representantes do Ministério da Saúde; do Ministério Público Federal; do Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas do Rio Grande do Sul; da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas; e da Confederação das Santas Casas. Em local a definir, às 14h30.
- Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado analisa projeto que concede incentivo tributário a pessoas jurídicas que auxiliem na capacitação profissional de jovens em abrigo ou casas de reabilitação. A reunião do colegiado iniciará às 11h, na sala 15, da Ala Senador Alexandre Costa.
- Comissão de Assuntos Sociais promove audiência sobre o sistema regulatório da pesquisa clínica de medicamentos no país. Será às 11h, na sala 9, da Ala Senador Alexandre Costa.
- Audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania faz, às 14h, audiência pública para instrução de proposta sobre a carreira de procurador municipal e ainda a que equipara os procuradores das autarquias e das fundações públicas com os procuradores de estados e municípios. Será no plenário 3, da Ala Senador Alexandre Costa.
- Comissão mista sobre a MP 630/13 vai se reunir, às 14h30, para apreciação do relatório da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A medida provisória permite a contratação de obras em presídios pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). Será na Sala 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
- Secretaria da Mulher da Câmara apresenta, às 16h30, a Plataforma Mais Mulheres no Poder. O evento será no Hall da Taquigrafia da Câmara.
- PSol realiza o Seminário "Democracia direta, participação popular e democratização dos meios de comunicação". Será no Auditório Freitas Nobre, às 19h.
- IBGE apresenta Pesquisa Mensal de Serviços referente a janeiro.
- IBGE apresenta Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário referente a janeiro.
Quarta-feira (19)
- Comissão Mista do Congresso que discute a MP 627, que trata da tributação de subsidiárias brasileiras no exterior, pode votar o parecer do relator, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
- Comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara debatem a importância e os impactos sociais, econômicos e ambientais da Zona Franca de Manaus com o governador do Amazonas, Omar Aziz, o superintendente da Zona Franca de Manaus, Thomaz Afonso Queiróz Nogueira, entre outros.
- Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento sobre modulação da decisão que julgou parcialmente inconstitucional a Emenda Constitucional (EC) 62/09, que instituiu o novo regime especial para o pagamento de precatórios.
- Sessão solene do Congresso Nacional fará lançamento da campanha institucional Mulher na Política, promovida pelo Congresso Nacional e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No plenário do Senado, às 12h.
- Comissão de Legislação Participativa da Câmara Federal promove Seminário sobre a regulamentação da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem. Será no Auditório Freitas Nobre, a partir das 9h.
- Câmara dos Deputados e Organização Global de Parlamentares contra a Corrupção realizam Seminário Internacional de Combate à Corrupção. O evento será no Auditório Nereu Ramos, a partir das 9h.
- Continua, a partir das 9h, visita técnica de servidores do Parlamento Europeu à Câmara.
- Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público faz audiência pública para debater a condenação da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) por terceirização ilegal e por impor aos seus empregados do interior do estado condições de trabalho consideradas análogas às de escravo. Foram convidados representantes do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco; da Celpe; e do Sindicato dos Urbanitários de Pernambuco (Sindurb-PE). No plenário 12, do Anexo II da Câmara, a partir das 9h30.
- Comissões de Minas e Energia; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle promovem, às 10h, audiência pública sobre a crise no sistema elétrico brasileiro e suas consequências para o desenvolvimento do País. Foi convidado o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Será no plenário 14, da Câmara Federal.
- Comissão especial sobre a transposição hidroviária de níveis (PL 5.335/09) promove audiência pública com representantes dos setores minerário, do agronegócio e da indústria sobre o transporte hidroviário. No plenário 14, da Casa, a partir das 1430.
- Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) analisa a indicação, pela Presidência da República, de Mário Povia e Fernando José de Pádua Costa Fonseca para o cargo de diretores da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Será a partir das 7h30, na sala 13, da Ala Senador Alexandre Costa.
- Comissão de Assuntos Sociais (CAS) pode votar projeto que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para instituir o adicional por tempo de serviço aos empregados que recebem salário mensal igual ou inferior a dois mínimos. A reunião da comissão será na sala 9, da Ala Senador Alexandre Costa, a partir das 9h.
- Ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, e o presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale participam de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional sobre as obras que estão sendo realizadas em aeroportos visando a Copa do Mundo. Na sala 7, da Ala Senador Alexandre Costa, às 9h.
- Reunião da Comissão de Modernização do Código de Defesa do Consumidor para votação do relatório final. Às 14h, na sala 19, da Ala Senador Alexandre Costa.
- Apreciação de relatório da Comissão Mista sobre a MP 631/13, que facilita a transferência de recursos para áreas atingidas por desastres. Na sala 6 da ala Nilo Coelho, no Senado, às 14h30.
Quinta-feira (20)
- Secretários estaduais de Fazenda se reúnem com o senador Luiz Henrique (PMDB) para discutir proposta de convalidação de benefícios fiscais concedidos a empresas, mas que não foram aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
- Ibope conclui pesquisa de intenção de voto para presidente da República.
- Sessão especial no plenário do Senado Federal, a partir das 12h, vai lembrar o Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março.
- Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias realiza ato público em defesa do reconhecimento, da valorização e da regulamentação da profissão e do piso salarial da categoria. Será no Auditório Nereu Ramos da Câmara Federal, às 9h.
- Sindicato Nacional dos Procuradores da Fazenda Nacional (Sinprofaz) realiza debate sobre as perspectivas de revisão do panorama tributário brasileiro e o estabelecimento de uma nova base legal para o setor. Será no Auditório Freitas Nobre, Anexo 4 da Câmara Federal, a partir das 9h.
- Bancada Feminina reúne-se, às 10h, com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para debater a cota eleitoral de gênero, visando assegurar a participação de homens e mulheres no cenário político nacional. A reunião será na Procuradoria-Geral da República.
- Ainda como parte da visita técnica internacional de servidores do Parlamento Europeu à Câmara, haverá uma reunião, às 14h, para discutir a cooperação em matéria legislativa entre o Senado Federal e a Câmara dos Deputados; a interação e a comunicação no assessoramento parlamentar; e “mídias digitais e a Lei de Acesso à Informação”. O encontro será no Salão Nobre da Câmara Federal.
- Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), debate a partir da 8h30 as políticas públicas para pessoas com síndrome de Down. A reunião ainda não tem local definido.
- Comissão de Relações Exteriores promove, às 10h, audiência pública interativa para debater a agenda do Mercosul para este ano, com a presença do ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Mauro Borges Lemos. Será no plenário 7, da Ala Senador Alexandre Costa.
- Comissão de Assuntos Sociais vai debater a extinção da profissão de técnico em contabilidade em audiência pública que ouvirá, entre outros convidados, o presidente da Federação dos Contabilistas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, Luiz Sérgio da Rosa Lopes. Na sala 9, da Ala Senador Alexandre Costa, a partir das 10h30.
Sexta-feira (21)
- Prevista divulgação de pesquisa Ibope sobre sucessão presidencial.
- Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga a Confiança do Empresário Industrial (Icei).
- Reunião para discutir a prospecção de temas de interesse para cooperação técnica internacional entre a Câmara dos Deputados e o Parlamento Europeu. O encontro encerra a visita técnica internacional de servidores do Parlamento Europeu à Câmara. No Salão Nobre da Câmara, às 9h.
- Sessão especial do Senado Federal, às 11h, para lembrar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial e o centenário de nascimento do ex-senador e militante do movimento contra a discriminação racial, Abdias do Nascimento.
- IBGE divulga Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 relativo ao mês de janeiro.
- IBGE divulga Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial do primeiro trimestre de 2014 (jan/fev/mar).

segunda-feira, 17 de março de 2014

Fernando Henrique na Band - Canal Livre - Falando sobre as Manifestações...

Canal Livre Discute a Descoberta da Partícula de Deus

O físico Marcelo Gleiser coloca em pauta uma importante descoberta do mundo da física, o Bóson de Higgs, a chamada partícula de Deus.

A partícula era a única das 61 elementares que faltava ser encontrada para completar a arquitetura teórica do Modelo Padrão, a representação mais acabada do mundo subatômico.

Marcelo Gleiser é, desde 1991, professor de Física e Astronomia e pesquisador em uma renomada universidade norte-americana, a Dartmouth College em Hanover, EUA.



Acesso do wifi em espaços públicos de São Paulo

domingo, 16 de março de 2014

Putin Que Pariu! E a Ucrânia?

Psiquiatria: Maconha como Fator de Risco



Palestra realizada na PUC-SP por Rafael T. de Sousa, promovido pelo grupo de Formação Política sobre os efeitos da maconha no ser humano através do estudo psiquiátrico.

Base aliada teme crescimento do PT

Por Vilma Costa: Tudo o que você precisa saber antes de adquirir um animal de estimação -



Nos últimos 20 anos tenho observado pessoas cometendo os mesmos erros, prejudicando a harmonia no lar, entre a família, adquirindo um problema, causando danos, por vezes irreversíveis aos animais que foram equivocadamente adotados. Defendo que tudo na vida deva ser planejado, ter um animal, não é como ter um bichinho de pelúcia. Não vou julgar aqui, quem compra um animal para dar de presente, mas condeno tal atitude irresponsável. O que observo é que muitas pessoas trilham no caminho oposto: primeiro adotam o animal (compram, ganham, levam pra casa aquele que encontraram na rua ou em uma ong, feira de adoção), depois vão pesquisar sobre as necessidades dele, ou pior, só buscam por orientação, quando este adoece e já tentou tudo o que os leigos disseram que deveria fazer para tratá-lo em caso de doença. 

É necessário saber qual a expectativa de vida, comportamento, hábito alimentar, espaço e cuidados especiais. Uma pergunta precisa de resposta: O animal corresponde às minhas expectativas? Outra questão muito importante: será que sou capaz, tenho condições emocionais e financeiras para mantê-lo em casa?

Erros fatais mais comuns:

Manter felinos em ambientes sem telas de proteção, sem água com movimentação. É um risco à saúde e à vida dos gatos saírem às ruas, às casas vizinhas, pois podem se envolverem em brigas com outros felinos, serem envenenados e mortos por pessoas irracionais. Felinos desconfiam de água parada, evitam a ingestão, o que pode causar danos renais e ao sistema urinário, devido ao alto teor proteico das rações.

Comprar um pinscher e esperar que seja um cão de companhia para crianças, quando na verdade, suas principais características é estar sempre alerta e ser um mini cão de guarda. Eles passam a não se entender, até que o cão morde a criança e então é entregue à adoção.
Ignorar o fato de que cães filhotes choram muito nas primeiras noites, é sem dúvida uma das maiores causas de abandono já nos primeiros dias. Por mais bizarro que possa parecer, descobrir que o animal urina e defeca, às vezes é insuportável para muitos.

Para os fabricantes de gaiolas, os pássaros são seres saltitantes e não voadores. As gaiolas apresentam espaço tão reduzido que é possível apenas saltar de um poleiro  a outro, bater asas, voar, nem pensar.  Proprietários tendem a relutar quanto a necessidade de higiene diária de comedouros e bebedouros. É comum os distúrbios comportamentais e doenças relacionadas ao estresse e falta de higiene nas gaiolas. A vítima é sempre o animal e em casos de animais silvestres, os danos podem afetar não apenas uma espécie, mas todo o ciclo natural que depende dele para gerar novas vidas ou manter aquelas que já existam.

Quantas árvores dependem de pássaros que se alimentam de seus frutos para levarem suas sementes para que estas possam germinar e reflorestar outras áreas? Quantos outros pássaros e mamíferos, como primatas, dependem destas árvores para conseguirem abrigo, moradia e alimentação?

É importante refletir sobre isto antes de comprar um animal silvestre.
Se pensarmos que toda forma de vida teve origem no oceano, nas águas, é preciso pensar nos peixes e outros animais aquáticos. O aruanã, é um bom exemplo, os pais “guardam” os alevinos (filhotes) dentro da boca para protegê-los, para capturar os filhotes os pais são mortos atingidos por pauladas na cabeça, para que abram a boca e não ingiram os filhotes.
A grande maioria dos peixes de água  salgada não são criados em cativeiro, muitos são capturados utilizando mercúrio em quantidades que podem ser letais ao ecossistema marinho.

Sou defensora do aquariofilismo hobista e profissional, pois incentiva a criação de espécies em cativeiro, como já é a maioria dos animais de água doce comercializados no mundo inteiro. Além de preservar espécies que poderiam se extinguir, se não fosse esta prática.
Em geral, os aquariofilistas, são os mais bem informados sobre as espécies que mantém e são aqueles que mais lutam por melhorias nas condições de vida em cativeiro.No caso de cães e gatos, estes sofrem tanto com os excessos quanto com o descaso. São os extremos que mais prejudicam a saúde física e mental destes animais. Muitos são criados como crianças, tomam banhos demais, ingerem alimentos para consumo humano e com isso desenvolvem doenças de pele, gastrointestinais, cardiopatias, nefropatias, diabetes, doenças periodontais, entre outras.Enquanto outros não tem acesso aos cuidados básicos, como alimentação, higiene e vacinação.


Todos têm direito de desfrutar da companhia de animais, muitos são os benefícios tanto para os humanos quanto para os animais quando ambos vivem juntos. É necessário apenas encontrar o equilíbrio e ter bom senso, respeitar as características da espécie e nunca esquecer que bicho deve ter vida de bicho. Bicho não é gente!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Como combater a obesidade infantil?

Infestação por carrapatos: Um risco à vida dos cães - Por Vilma Costa




É importante tratar o ambiente para evitar novas infestações por carrapatos, já que parte do ciclo de vida desses parasitas ocorre no ambiente.

Nos últimos meses tenho atendido vários cães com os mesmos sintomas: apatia, falta de apetite, manchas vermelhas pelo corpo, edema de membros, presença de sangue na urina, vômito. A maioria não apresenta todos os sintomas, mas todos tem algo em comum: estão ou já estiveram infestados por carrapatos. Os carrapatos podem transmitir erliquiose, babesiose e hepatozoonose. Popularmente são chamadas de doença do carrapato. Se não tratadas, podem causar a morte do animal.

A transmissão ocorre através da saliva do carrapato, enquanto o parasita se alimenta do sangue dos cães. O hemoparasita transmitido pelo carrapato causa ruptura das hemácias, causando anemia, que é responsável pelos sintomas, assim como por níveis extremamente baixos de plaquetas. Nem sempre o hemoparasita é identificado através do exame de sangue, pois pode não estar naquela amostra o que não prova que ele não esteja presente nas hemácias do animal.

Em geral, o tratamento é baseado no histórico do animal e nos sintomas. Em muitos casos é necessário realizar transfusão sanguínea. A doença tem  início silencioso, por isso o proprietário demora a perceber que o animal está doente e quando chega ao consultório, o quadro é grave. A doença tem cura, mas a prevenção ainda é o melhor remédio. Não deixe de utilizar antiparasitários nos cães. Ao perceber infestação por carrapatos, leve-o ao veterinário para que seja realizado exame físico e clinico. Quanto antes for feito o diagnóstico maiores são as chances de cura e menor o sofrimento do animal e de toda família.

Fique atento o ano todo, não se trata de uma doença de verão. Embora sua ocorrência seja mais expressiva nesta estação, pode ocorrer o ano todo.

Este site merece um click: Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP








O Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP) é um dos Núcleos de Apoio a Pesquisa da Universidade de São Paulo. Dede de 1987, o NEV/USP vem desenvolvendo pesquisas e formando pesquisadores tendo como uma de suas principais características a abordagem interdisciplinar na discussão as relações entre violência, democracia e diretos humanos.
 
Ao longo de seus 20 anos de existência o NEV/USP desenvolveu uma série de projetos de pesquisa e cursos de extensão financiados pela Fundação Ford, Fundação Rockefeller, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, CNPq e Fapesp, além de convênios com agências da ONU (OMS/PAHO, PNUD), União Européia, Ministérios da Saúde e da Justiça e Secretaria Especial dos Direitos Humanos.  
 
Atualmente o NEV/USP tem investigado que tipo de democracia e governança tem se desenvolvido no Brasil, principalmente considerado o contexto atual onde: persistem graves violações de direitos; territórios são dominados pelo crime organizado; a presença da corrupção é sistêmica; as taxas de homicídio ainda são elevadas; a impunidade é alta; o acesso a alguns direitos civis é limitado; a cultura de direitos humanos, como suporte ao Estado de Direito, é, muitas vezes, ausente.
 

Violência na tela

Em um dos episódios do seriado Breaking Bad, uma das séries de maior sucesso dos Estados Unidos -- exibida no Brasil pela TV Record e pela AXN --, o protagonista usa uma trava de motocicleta para prender um traficante a uma pilastra. Em fevereiro deste ano, no Rio de Janeiro, um adolescente foi espancado e preso a um poste. O jovem estava sem roupas e preso com uma trava de bicicleta. Ele teria sido atacado por um grupo de "justiceiros", sob a justificativa de ter cometido inúmeros roubos.
A comparação foi feita por Vitor Blotta, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo, convidado desta semana do Ver TV. Ele discute como a televisão trata a violência na sociedade. Também são convidados a psicanalista Ana Olmos, especialista em neuropsicologia infantil, e o criminalista Antonio Claudio Mariz de Oliveira, ex-secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
No caso citado, Blotta evita fazer associação direta de causa-efeito entre a violência fictícia e a violência real, porém afirma que imagens de violência na TV podem estimular apoio da população a medidas represssoras.: "é disseminada pela mídia basicamente por novelas e filmes, em que as frustrações são resolvidas a bala. É a banalização do mal."
Para a psicanalista Ana Olmos, não se trata de esconder o que se passa na sociedade, mas de contextualizar o fato, mostrar como se constroem soluções de conflitos. Numa cultura de violência, a criança estrutura sua percepção, sua forma de lidar com o conflito a partir de modelos dessa própria cultura, afirma.


domingo, 2 de março de 2014

Conheçam a Vilma Costa a mais nova colaboradora do blog JPE




A Origem por Vilma Costa
Pensei como deveria ser minha primeira publicação no blog e então decidi começar pelo início. Sou bióloga e médica veterinária, às vezes as pessoas que me conhecem pensam que trabalhar com animais é um negócio, comércio, mas na verdade, não é isso.Nasci e fui criada junto à natureza, aprendi desde criança a respeitar os animais e toda forma de vida. Ao invés de brinquedos e brincadeiras convencionais, passei a infância cuidando, alimentando animais selvagens que se perdiam dos pais ou que caiam dos ninhos durante as chuvas fortes. Lembro de levar pra cama, filhotes de gambá para aquecê-los , de alimentá-los com mamadeira. Lembro também do quanto minha mãe se preocupava, mas meu pai sempre incentivou.

Quando tinha 12 anos de idade, a área que hoje é conhecida como Parque dos Príncipes, na época, o quintal da minha casa, foi cercado e incendiado. Me lembro dos insetos, borboletas, passarinhos, todos tentando fugir por cima do muro, lembro e me emociono até hoje, dos gritos de socorro em vão, dos animais que não podiam voar e morreram em chamas. Naquele dia, agradeci à Deus por ter levado meu pai um ano antes, pois ele não aguentaria, ouvir aqueles pedidos de socorro. Hoje, neste lugar há várias mansões e condomínios, algumas árvores, nada se assemelha com o que era, na minha infância.

Quando me formei no colégio, decidi estudar biologia, mas ainda não era suficiente, fui à Pernambuco estudar acidentes com tubarões e quando retornei, decidi cursar medicina veterinária.
Me formei e tenho certeza de que, onde quer que meu pai esteja ele está orgulhoso de mim. Minha principal missão hoje, é transmitir os valores que aprendi com meu pai: animal não pode ser entregue como um presente à alguém, é preciso ter respeito e conhecimento sobre os animais domésticos, exóticos e silvestres antes de adquirí-los .


Tenho certeza que ter um animal de estimação é de extrema importância para a formação do ser humano, mas jamais, pode ser um brinquedo nas mãos de uma criança, ou mal tratado, abandonado em um quintal. Pretendo utilizar este canal de comunicação para orientar as pessoas que possuem ou que pretendem adquirir um animal de estimação, esclarecendo dúvidas, compartilhando informações sobre saúde e bem estar animal, abordando prevenção à zoonozes, sempre priorizando a relação entre seres humanos e animais.

E para os amantes do aquarismo, hobistas ou profissionais, vou trazer informações e dicas para manutenção da saúde e da harmonia no aquário.