domingo, 23 de março de 2014

Cuidado! Produtos sem rótulo podem colocar em risco a vida do seu animal de estimação - Por Vilma Costa




Esta semana atendi um filhote de 3 meses que deu entrada em meu consultório apresentando convulsões. O proprietário relatou que o mesmo estava normal antes de aplicar um produto contra pulgas e carrapatos que ele adquiriu em um pet shop. Realizei o atendimento de emergência e solicitei que o proprietário fosse em casa buscar a embalagem do produto. Na embalagem, um frasco utilizado em amostras grátis de perfumes, havia apenas a informação de que havia fipronil, indicado para cães entre 15 e 30 kg válido até 2015. Nenhuma informação sobre o fabricante, efeitos colaterais, nada.

O filhote pesava 1,5 kg, mas o atendente, disse que não havia problema, bastava utilizar uma quantidade pequena e nada de ruim aconteceria. Por sorte, o animal sobreviveu, os donos estavam em casa e tiveram tempo para procurar atendimento adequado.
Há dois anos, um outro filhote, não teve a mesma sorte. Foi atendido no balcão de um pet shop, por uma pessoa desqualificada que aplicou ivermectina para tratar sarna que ele mesmo diagnosticou. Após aplicação o animal ficou cego e entrou em crise convulsiva, ficou internado três dias e faleceu.Os oportunistas se aproveitam de duas características das pessoas: falta de informação e achar que está levando alguma vantagem.

Algumas pessoas preferem este tipo de atendimento por entenderem que os médicos veterinários apenas querem seu dinheiro, quando na verdade, os práticos é que desejam apenas o dinheiro das pessoas. Nós, médicos veterinários, trabalhamos para manutenção e restabelecimento da saúde dos animais, mas precisamos sobreviver, por isso cobramos por nossas consultas. Pensar neste tipo de economia é expor seu animal ao risco de morte. Somente um médico veterinário tem condições e conhecimento para diagnosticar e tratar doenças. Realizo vários atendimentos de animais intoxicados por seus próprios donos, dentro de casa, devido ao uso de parasiticidas não indicados para raça ou para o peso, em muitos casos, os donos aplicam no corpo do animal, venenos que tem indicação apenas para uso ambiental, ou seja, apenas para passar no piso.

Nem todos sobrevivem, mas quem vendeu e ensinou a utilizar assim, encorajou o dono a aplicar em seu cão, sobrevive, raramente são denunciados e um dos motivos principais é a certeza que a pessoa lesada tem, de só ter passado por isso, por achar que iria levar uma vantagem, iria economizar dinheiro. Injeções anticoncepcionais, medicamentos abortivos, vacinas, muitos leigos estão negociando e aplicando estes produtos nos balcões dos pet shops indiscriminadamente, sem nenhuma fiscalização ou punição.

Os proprietários que, na grande maioria, são leigos, acreditam que estão promovendo o bem, descobrem que estam matando aos poucos ou expondo ao risco de morte, quando procuram um médico veterinário e recebem o diagnóstico de neoplasia mamária (tumor de mama), das cadelas que receberam injeções anticoncepcionais ao longo da vida; ao presenciarem parto prematuro ou nascimento de filhotes deformados ou natimortos, em cadelas que receberam aplicações de medicamentos abortivos pós cobertura (cruza); ao receberem o diagnóstico de virose, em animais que receberam vacinas contra estas viroses.


Fica o alerta! Procure sempre atendimento especializado, não confie a saúde do seu companheiro a uma pessoa sem qualificação e conhecimento técnico. Pague sim por este atendimento, valorize o profissional, ele é responsável pela saúde do seu animal tanto quanto você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário