terça-feira, 6 de maio de 2014

É tempo de promover maus tratos aos animais nas escolas - Por Vilma Costa

A função da escola é educar, preparar para a vida, formar um cidadão. Mas como este processo ocorre? Meu objetivo não é discutir pedagogia, embora eu mesma seja educadora, além de médica veterinária e bióloga.Todos os anos o nosso setor de aquarismo recebe encomendas de peixes para serem doados durante as festas juninas. Animais doados em festas? Para crianças e dentro de uma instituição educacional? Qual a proposta pedagógica?

Algumas escolas os colocam em caixas d`água e permitem que crianças e adultos os pesquem com redes ou varas com anzóis, geralmente esta prática  causa várias lesões aos peixes, impedindo que possam se alimentar posteriormente devido aos ferimentos na boca, provocados pelos anzóis. Peixes ornamentais não vivem sem estrutura mínima: aquário, filtro, produtos que preparam a  água. A criança pode exercer posse responsável? 

É comum, nos dias das festas e até mesmo dias depois, alguns pais nos procurarem desesperados, querendo um outro peixe por que aquele que o filho ganhou na escola morreu. O peixe não resistiu as péssimas condições as quais foi submetido. O que a criança aprendeu com isso? O que a escola pretendeu ensinar? Pra criança é muito mais marcante os exemplos, nossas atitudes, muito mais do que nossas palavras. Posso falar durante horas, mas o que vai ficar gravado é o que a criança viu.

Na minha opinião é uma transgressão, é promover a desvalorização da vida, é transmitir valores equivocados, é formar um cidadão sem sentimentos quanto  outras formas de vida. É ensinar que o homem é o criador e todos os outros são criaturas disponíveis no mundo apenas para satisfazer as vontades e necessidades humanas. Não apenas os peixes são vítimas, coelhos, cobaias  e pintinhos também são utilizados durante as festas. Animais não são produtos, não podem ser doados como brindes. Nossos filhos devem frequentar a escola com o objetivo de saírem de lá melhores do que entraram.

Cabe aos pais  e responsáveis cobrar da instituição que não pratiquem maus tratos, que não promovam maus tratos e sim, promovam discussões sobre como evitar que crimes contra animais sejam cometidos, que se discuta posse responsável.Cabe aos educadores o exercício da pedagogia e da cidadania, somos formadores de opinião, de caráter, de seres humanos, que serão pessoas melhores ou piores, dependendo do nosso desempenho, do nosso comprometimento. Somos instrumentos para educação.

Parece brincadeira de criança, inocente, sem propósito, mas é anti pedagógica e imoral. Maus tratos a animais é crime!Vamos festejar sim! Mas sem sacrifício de nenhum animal! Que nossas crianças aprendam pelo amor e não pela dor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário